15º CONVERSAÇÃO DA SEÇÃO CLÍNICA DO IPSM-MG

15º CONVERSAÇÃO DA SEÇÃO CLÍNICA DO IPSM-MG

Imagem e corpo na psicose: a anorexia como estabilização e seus limites

Dando prosseguimento à série de Conversações da Seção Clínica do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, teremos como referência para nossa discussão nesse semestre, uma Apresentação de Pacientes realizada no Hospital das Clínicas da UFMG, no âmbito das atividades do Núcleo de Investigação e Pesquisa em Psicanálise e Medicina.

Essa entrevista traz elementos importantes para pensarmos a função da imagem na psicose, assim como as dificuldades que um corpo vivo pode trazer para essa estrutura clínica. Nesse caso, veremos que a anorexia, como mortificação do corpo, se apresenta como uma solução encontrada pela paciente para regular o Outro e a pulsão. Mas, o que fazer quando essa mesma solução se confronta com os limites da própria vida?

Assim, teremos a oportunidade de abordar, a partir dessa Apresentação de Pacientes, a função particular que um sintoma pode ocupar para um sujeito e suas implicações na direção do tratamento. Essa entrevista mostra-nos, também, através de sua própria condução, como a psicanálise pode fazer surgir, de um corpo morto, um corpo falante (parlêtre).

Apresentação: Ana Lydia Santiago (Membro da EBP/ AMP) e Vivian Aparecida Marques Ferreira (Médica residente do Instituto Raul Soares)

Comentários: Luiz Fernando Carrijo da Cunha (A.E; AME: Membro da AMP/EBP; Membro do CLIN-a) e Jésus Santiago (A.E; AME; Membro da EBP/AMP)

Coordenação: Simone Souto (AME; Membro da EBP/ AMP)

Data: 23 de maio de 2015, sábado.

Horário: 9:00h às 12:30h.

Local: sede do IPSM-MG – Felipe dos Santos, 588 – Lourdes.

Inscrições: 40,00 (Obs.: Estão isentos da taxa: Aderentes e Membros da EBP, inscritos no Curso de Psicanálise e na Seção Clínica do IPSM-MG)