CIEN Minas

image

O Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança (CIEN) é uma instância internacional, ligada aos Institutos do Campo Freudiano, que trabalha de maneira inter-disciplinar, com os profissionais interessados, as dificuldades encontradas por crianças e jovens no laço social. De acordo com a orientação de Judith Miller, coordenadora do CIEN desde sua criação em 1996 por Jacques Alain Miller, separamos o inter e o disciplinar com um hífen, para dar lugar ao não saber, mantendo-o como um vazio que impulsiona, ou seja, “uma ausência vibrante, viva, como um coração que bate, pulsante”.

Nessa perspectiva, o CIEN-Brasil se constitui, desde 1999, por Laboratórios de Pesquisa que se utilizam da conversação como prática da palavra para cernir e tratar impasses que atravessam o trabalho com as crianças e jovens. Podemos encontrar uma formalização dessas experiências no CIEN-Digital (publicação periódica sob responsabilidade editorial de Maria Rita Guimarães) e no Livro “Crianças falam! e têm o que dizer: experiências do CIEN no Brasil” (2013), organizado por Fernanda Otoni Brisset, Ana Lydia Santiago e Judith Miller.

No âmbito do CIEN-Minas, mensalmente realizamos conversações “ao vivo”, que acontecem em torno de alguma questão extraída da prática dos Laboratórios. Tal conversação é aberta a todos aqueles que se interessam por manterem vivas as invenções das crianças e jovens, em seus modos singulares de ocuparem espaço no laço social.

Coordenação: Virgínia Carvalho

Coordenação Adjunta: Aline Mendes

 

ATIVIDADES CIEN MINAS – 2o Semestre de 2017

 

O CIEN e as Instituições

Os impasses no exercício da interdisciplinaridade nas instituições em que o CIEN se apresenta terão lugar nesse semestre. O texto “Retomar a definição do projeto do CIEN e examinar sua situação atual”, de Laurent (2012), nos auxiliará.

Horário e local das atividades: 20:30h

Local: Sede do IPSM-MG

 

AGOSTO . dia 30 . quarta

“A aposta na conversação” nas instituições de saúde

Aline A. Mendes (Laboratório “Tecendo a Rede”) e Philippe Lacadée

Animadoras da conversação : Ana Lydia Santiago e Virgínia Carvalho

 

SETEMBRO . dia 20 . quarta

“Desajustar as identificações” no CINECIEN

Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups), de François Truffaut

Exibição do filme às 19h, seguida da conversação.

Animadora: Maria Rita Guimarães

 

OUTUBRO

Atividade conjunta com Núcleo de Direito e o Observatório da Criança e do Adolescente (OCA-UFMG)

 

NOVEMBRO. dia 22 . quarta

“Reintroduzir a causalidade psíquica” na instituição escolar

Margareth Miranda (Laboratório “Trocando em Miúdos”)

Animadora da conversação: Kátia Mariás