Seção Clínica

 

ARGUMENTO SEÇÃO CLÍNICA 2/2017

AS PSICOSES ORDINÁRIAS E AS OUTRAS, SOB TRANSFERÊNCIA

 

LILANY PACHECO

Diretoria de Seção Clínica do IPSM-MG

Entre O Seminário, livro 3, As psicoses, e O Seminário, livro 23, O Sinthoma, existe o trabalho de Lacan para formalizar o legado de Freud e os conceitos fundamentais da psicanálise. Entre eles, situa-se o binário inconsciente e pulsão e os tratamentos dados a eles por Lacan no sentido de tomá-los, separadamente, até o momento em que abandonará seu sonho de logicizar o inconsciente e reconhecer que o real é, a um só tempo, inconsciente e pulsão.

Jacques Alain Miller, em Habeas corpus, será enfático:

“Vou dizer isso de novo para que essa pontuação essencial não nos escape. Há equivalência entre inconsciente e pulsão, uma vez que esses dois termos têm uma origem comum, que é o efeito da fala sobre o corpo, os afetos somáticos da língua, de lalíngua1″.

Dessa reviravolta lacaniana apareceu o nome falasser, como diferente do inconsciente freudiano, para designar que “a fala passa pelo corpo e, em retorno, afeta o corpo, que é seu emissor. De que maneira, sob que forma a fala afeta esse corpo que é seu emissor? Ela o afeta sob a forma de fenômenos de ressonâncias e de ecos2”.

É também, nesse sentido, que o caminho inaugurado pelas conversações clínicas que aconteceram entre 1996 e 1998, e que levam o nome das cidades onde se realizaram, Angers, Arcachon e Antibes, promoveu uma revitalização da clínica psicanalítica das psicoses3. O testemunho clínico dessas conversações inaugura o momento em que Jacques-Alain Miller nos convidou a prestar atenção nos fenômenos discretos nas psicoses, diferentemente de seu aspecto estrutural, extraordinário; momento no qual ele forjou a expressão “psicoses ordinárias” como um campo de investigação de fenômenos discretos que se apresentam em forma de externalidades do corpo, social e subjetiva.

O tema do Congresso da Associação Mundial de Psicanálise, que acontecerá em abril de 2018, nos convoca ao exame da psicose como estrutura, suas pluralizações, seu aspecto ordinário e os tratamentos possíveis, sob transferência – ponto de destaque que orientará as atividades dos Núcleos de Pesquisa que compõem a Seção Clínica do IPSM-MG.

 

Referências:

  1. Intervenção pronunciada por J.-A. Miller por ocasião do encerramento do X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise: O corpo falante. Sobre o inconsciente no século XXI, Rio de Janeiro, 25- 28 de abril de 2016. Recuperada de https://congresoamp2018.com/pt-pt/textos/habeas-corpus/ em 26 de julho de 2016.
  2. Cit
  3. Palomera, Vicente Sinais Discretos Interessantes. Recuperado de https://congresoamp2018.com/wp-content/uploads/2017/05/PAPERS-7.7.7.-N%C2%B01-Portugu%C3%AAs.pdf em 26 de julho de 2017.