Boletim #qqpega 01

logo xx jornada

Caros amigos e colegas, 

apresento-lhes o Boletim #qqpega que nos acompanhará até a nossa XX Jornada “Jovens.com: Corpos & Linguagens” que acontecerá nos dias 02 e 03 de setembro de 2016 no Dayrell Hotel & Centro de Convenções.

Neste ano teremos o prazer de receber nosso colega Daniel Roy, psicanalista francês, AME, membro da ECF (École de  la Cause Freudienne), atuante em Bordeaux com larga experiência no campo da infância e juventude. Lançaremos alguns textos de sua autoria, assim como uma entrevista feita por Sérgio de Campos em Paris com nosso convidado. Fiquem ligados no nosso Boletim!

Inauguramos esta série de boletins com o texto que nossa colega da seção Minas, Ludmilla Feres, elaborou para pensar e desvendar a concepção da logomarca, além de nos trazer importantes pontuações e questionamentos que nos indicam um caminho rumo à XX Jornada. Clique para acessar o texto.

Neste primeiro número do Boletim #qqpega convidamos a cada um, para o I Seminário Preparatório, na próxima quinta-feira, 17 de março. Na ocasião, contaremos com as intervenções de Elisa Alvarenga, coordenadora da XX Jornada e de Sérgio de Campos, coordenador da Comissão Científica.

Elisa Alvarenga trabalhará os jovens e a desintricação pulsional. Para animá-los a participar da atividade, segue uma prévia de sua intervenção: “A juventude é um conceito ampliado na subjetividade fora do tempo, que expressa o desejo de viver e o transbordamento da pulsão que, no entanto, como ensina Lacan, virtualmente é sempre pulsão de morte. Nesse ponto, haveria uma especificidade dos jovens do nosso tempo? Com o declínio do patriarcado e das tradições e a ascenção do discurso da ciência e do capitalismo, instaurou-se a permissividade e o empuxo ao gozo, associados a uma nova realidade: a virtual. Os jovens encontram-se desorientados e, muitas vezes, em busca de uma bússola radicalmente distinta para orientar-se. É aí que surge um terreno fértil para a proliferação de novos totalitarismos, que dizem a cada um o que fazer, e de um fundamentalismo religioso, que promete a glória e o martírio em direção a um suposto paraíso. O que a psicanálise tem a dizer sobre essa nova maneira de viver a pulsão?

Sérgio de Campos será responsável pela apresentação dos eixos orientadores da jornada. Em suas palavras: “A juventude é uma fase que compreende o final da adolescência e o início da idade adulta e se refere a símbolos, crenças e comportamentos singulares dos jovens na sociedade. O conceito de jovens não é um conceito clássico na psicanálise. No entanto, a psicanálise deve estar em permanente indagação com a finalidade de acompanhar as permanentes e rápidas transformações na clínica contemporânea. A XX Jornada da EBP-MG pretende examinar o tema da juventude em diversos eixos. A saber: I. A socialização sob o uso do sintoma; II. Os jovens e seus corpos; III. O saber do jovem; IV. Despertar da primavera e sexuação; e V. Todos jovens! 
Esses são os cinco eixos por onde pretendemos nos debruçar para um exame detido sobre a juventude. Uma versão ampliada e aprofundada será apresentada na primeira noite preparatória no dia 17 de março, quinta feira, às 20:30 hs. Não percam! Desejamos a todos um excelente trabalho de pesquisa e elaboração”.

Agendem-se também para os próximos Seminários Preparatórios: 19 de maio “O saber do jovem” com apresentação de Ana Lydia Santiago e “Corpo Jovem” com Sérgio de Mattos; no dia 16 de junho “O despertar da primavera” contará com a intervenção de Cristina Drummond e “Sexuação na Juventude” sob responsabilidade de Sérgio Laia.
Você poderá conferir em nosso Blog sugestões de textos que orientarão a XX Jornada. De início, destacamos o Almanaque 16, a revista eletrônica do IPSM-MG, e o CIEN-Digital 19. Ambos se dedicaram integralmente ao tema da adolescência, com textos de Philippe La Sagna, Domenico Consenza, Marco Focchi, Alexandre Stevens, Vilma Coccoz e outros colegas da EBP e do Campo Freudiano. Não deixe de ler! Acesse o Almanaque e Cien Digital 19.

Finalizando este primeiro número do Boletim #qqpegaJorge Pimenta (EBP/AMP) nos brinda com seu comentário acerca do texto de Jacques Alain-Miller “Em Direção à Adolescência”, que nos serviu como pontapé inicial para escolhermos o tema da nossa jornada, disponível no Portal Minas com Lacan.

Fique ligado em seu e-mail e conectado ao Facebook para acompanhar o Boletim #qqpega. Quem se interessar em contribuir com ideias, textos, entrevistas, fotos, sugestões de leitura, não hesite em enviar um e-mail para miguelfigueiredoantunes@gmail.com

Boa leitura!

Miguel Antunes
Coordenador do Boletim #qqpega