Convite: A vitória contra Le Pen na França

Convite: A vitória contra Le Pen na França

A vitória contra Le Pen na França e suas consequências na política internacional da psicanálise

Conferência com Jacques-Alain Miller

 

A Diretoria Geral da Escola Brasileira de Psicanálise associada à EOL e a NEL convida para a conferência de Jacques-Alain Miller seguida de um debate aberto que se realizará em Madrid, sábado, 13 de maio a partir das 10:00 hs. Transmitiremos ao vivo via internet com quinze pontos de retransmissão no Brasil localizados nas Seções Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de janeiro, Santa Catarina e São Paulo; e nas Delegações Espírito Santo, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte e na Delegação Geral Goias/Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul/Mato Grosso, além das cidades de Ribeirão Preto e Uberlândia. Cada localidade está responsável por acolher aqueles que se interessem por acompanhar esse momento histórico e contribuir com o debate instaurado por Jacques-Alain Miller e difundido pela Associação Mundial de Psicanálise. Aguardamos todos.

Luiz Fernando Carrijo da Cunha (Diretor Geral da EBP)
Fernando Coutinho Barros (Presidente da EBP)

PONTOS DE RETRANSMISSÃO NO BRASIL

EBP – SP: Rua Professor Ernest Markus, 91
EBP – BA: Rua Comendador José Alves Ferreira, 60, Garcia Cep: 40100-160, Salvador/BA
EBP – MG: Rua Felipe dos Santos, 588, Bairro de Lourdes. CEP: 30180-160, Belo Horizonte, MG
EBP – RJ: Rua Capistrano de Abreu, 14, Botafogo CEP 22451-040 – Rio de Janeiro – RJ
EBP – PE: Rua Sérgio Magalhães, 66, Graças. Cep: 52050-270, Recife/PE
EBP – SC: Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 32, Edificio Laguna Corporate Center, sala térreo, CEP: 88034-050, Itacorubi, Florianópolis, SC.
EBP – Delegação ES: Alameda Mary Ubirajara, 40, Ed. Nacap, sl. 501, Praia do Canto – Cep: 29055-120, Vitória/ES
EBP – Delegação GO/DF: Rua Dr. Olinto Manso Pereira, n. 673, Sala 305, Centro Empresarial Antônio João Sebba, Setor Sul – Cep: 74080-100, Goiânia/GO
EBP – Delegação MA: Rua Perdizes, s/n°, Qd 36, sala 205, Ed. Pólo Empresarial Console, Renascença II, CEP: 650675-340, São Luís/MA
EBP – Delegação MS/MT: Rua Rui Barbosa, 4138, centro. Cep: 79.002-364. Campo Grande MS.
EBP – Delegação PB:  Av. N. Sra. dos Navegantes, 415/208, Empresarial Navegante, Tambaú – CEP: 58039-110, João Pessoa/PB.
EBP – Delegação PR: Rua Itupava, 1810 Bairro Alto da XV, CEP 80045-330, Curitiba, PR
EBP – Delegação RN: Av. Prudente de Moraes, 3857, Loja 70, Shopping Natal – Cep: 59056-200, Natal/RN
Ribeirão Preto: Rua Adolfo Serra 364, Ribeirão Preto, SP
Uberlandia: Av. Uirapuru 934 – Uberlandia, MG

Jacques-Alain Miller

Carta aos Lacanoamericanos e outros companheiros

Paris, 11 de maio de 2017Me comove o interesse excepcional que se manifesta no conjunto do Campo freudiano da América Latina acerca da Conferência e debate aberto do próximo sábado, em Madrid, sobre a vitória recente das forças democráticas na França e as consequências de tal acontecimento em relação à política da psicanálise no mundo.A instalação de 37 pontos de conexão estendendo-se através da Argentina e Brasil, passando pelos países vinculados pela NEL, combinada com a criação improvisada em Paris de Lacan Cotidiano testemunham que, por fim, a Escola Una abandonou o reino dos sonhos para tornar-se um fato real.É o resultado inopinado do fecundo mal entendido gerado pela “Nota sobre Jacques-Alain Miller” escrita por um velho aluno e amigo meu, seguramente em um momento de distração. Tal nota incendiou o Facebook e provocou um sensacional deslocamento de libido que, depois do bem vindo “esclarecimento” do autor, beneficia finalmente à conferencia, ao debate, e ao Campo Freudiano.Perguntaram-me se eu queria um sistema aberto de perguntas, potencial disparador de uma crise interna no Campo Freudiano, ou algum modo de filtro através de um grupo controlado do facebook.

Minha escolha foi confiar em nossa comunidade lacaniana tal como é, não ideal, não de toda prudente mas viva e real, Wirklich, e que está demonstrando na França e na Bélgica sua valentia e lucidez, para ultrapassar todos os obstáculos. Então, as perguntas dos meus companheiros na causa analítica não serão filtradas, tampouco minhas declarações.Na mesma cidade na qual o general fascista Millán Astray gritou “viva a morte”, estarei orgulhoso, dentro de dois dias, de promover uma nova via para a politica da psicanálise do século XXI, que se concretizará de imediato através da fundação de um órgão destinado a “devolver à psicanálise o dever que lhe corresponde em nosso mundo” como extensão da experiência lutadora dos psicanalistas franceses da Escola da Causa Freudiana por ocasião da eleição do presidente Macron.
Esse órgão já tem um nome e estatutos provisórios. Chama-se o Instituto Lacaniano Internacional. Terá sua publicação on-line a partir da próxima semana. Será uma revista internacional de politica lacaniana cujo nome, cuidadosamente pensado, anunciarei sábado em Madrid.