Editorial

No segundo semestre de 2018, o IPSM-MG dará continuidade ao tema A queda do falocentrismo: suas consequências para a Psicanálise para orientar o trabalho de  investigação teórica e clínica em suas atividades. Este tema foi escolhido em função do XXII Encontro Brasileiro de Psicanálise do Campo freudiano que acontecerá nos dias 23 a 25 de novembro, no Rio de Janeiro. Marcus André Vieira, presidente da Comissão Científica do Encontro, será o nosso convidado para proferir a Aula Inaugural do Curso de Psicanálise e a Conferência de  Abertura das Atividades do IPSM-MG e da EBP-MG.  Assim, convidamos e esperamos os participantes do Instituto para retomarmos nossos trabalhos no dia 06 de agosto, em nossa Sede. Na ocasião, lançaremos a Revista Almanaque n. 21.

A XX Conversação Clínica do IPSM-MG será realizada no dia 03 de setembro, segunda-feira, às 18h30. Será uma ocasião especial, pois contaremos com a presença de Domenico Cosenza, Membro da  Scuola Lacaniana di Psicoanalisi e da Associação Mundial de Psicanálise. Ele fará os comentários da Conversação intitulada Adolescência e Anorexia: recusa ou aposta? A partir de seus trabalhos com adolescentes na Itália, teremos a oportunidade de escutar Domenico Cosenza na Conferência Tempos lógicos da Iniciação sexual na Adolescência, às 9h00, na mesma data.

Em setembro teremos  o Mini-curso,  A ”questão preliminar” à luz do último ensino de Lacan, sob a responsabilidade de Elisa Alvarenga. As aulas serão aos sábados, de 9h00 às 12h00, nos dias 22 de setembro e 06  de outubro.

Agendem: a  Jornada Interna dos alunos do Curso de Psicanálise do IPSM-MG será no dia 10 de novembro!

A nova diretoria do Instituto, juntamente com os responsáveis por cada uma de suas atividades, preparou um programa rico e instigante que, certamente, causará o interesse para participar. Ao entrar no aplicativo, a Agenda completa será acessada. Não deixem de acessar,  também,  o portal  minascomlacan.com.br.

 

Maria José Gontijo Salum

Diretora Geral do IPSM-MG