Mostra de Cinema e Psicanálise| Cine Humberto Mauro

Mostra de Cinema e Psicanálise| Cine Humberto Mauro

WhatsApp Image 2017-04-06 at 7.28.18 AM

Contemporâneos em seu nascimento, o cinema e a psicanálise se encontram primeiramente na dimensão do sonho. O pensamento transformado em imagens no sonho faz de cada sonhador o diretor de um filme que ele mesmo não compreende e precisa decifrar. O cinema, por sua vez é uma espécie de sonho coletivo que impregna de imagens e mensagens o psiquismo do espectador.

Para Lacan, a tela de cinema seria “o revelador mais sensível” que permite mostrar, a um olhar oblíquo, marcas do que é assunto intocável para cada um. Assim como a escuta psicanalítica nos conduz a observar fenômenos normalmente despercebidos, tais como os atos falhos, os lapsos, os erros de memória ou mesmo um chiste, o cinema desperta um modo particular de percepção ao destacar, graças ao grande plano e à câmara lenta, elementos ocultos ao olhar imerso no fluxo contínuo do cotidiano. Psicanálise e cinema trabalham, cada um a seu modo, com a verdade em sua estrutura de ficção na construção de suas narrativas.

A mostra é uma co-realização da Fundação Clovis Salgado e a Escola Brasileira de Psicanalise- Seção Minas Gerais e propõe seções de cinema comentado por psicanalistas e outros convidados.

Ela contará com a exibição de 8 filmes, na primeira sexta-feira de cada mês, no período entre abril e dezembro de 2017.

A sessão de estreia acontecerá no dia 7 de abril, com o filme Repulsa ao Sexo, de Roman Polanski, com comentários da  colega Lúcia Grossi dos Santos( Membro da Escola Brasileira de Psicanálise-MG e da Associação Mundial de Psicanálise e professora da Universidade FUMEC) .

Contamos com sua presença!

O ingresso deverá ser retirado com 30 minutos de antecedência

Data: 07 de Abril de 2017
Horário: 19h30 SESSÃO CINEMA E PSICANÁLISE | Repulsa ao sexo, de Roman Polanski (Repulsion, UK, 1965) | 16 anos | 105’ | Sessão comentada
Local: Cine Humberto Mauro
Informações para o público (31) 3236-7400

Links: Palácio das Artes e Evento Facebook

Diretoria da EBP-MG
Fernanda Otoni-Brisset (Diretora Geral),  Rachel Botrel , Sérgio de Castro,  Sérgio Mattos.

Curadoria “Cinema e Psicanálise” EBPMG.
Rachel Botrel (Coordenadora)
Anamaris Pinto
Cristina Vidigal
Lucia Grossi

XXI Jornada da EBP-MG
Ludmila Feres (coordenadora)
Jésus Santiago (Diretor de orientação)

Fundação Clóvis Salgado
Presidente Augusto Nunes-Filho

Curadoria “Cinema e Psicanálise” Fundação Clovis Salgado
Philipe Ratton
Bruno Hilario