Núcleo de Pesquisa em Psicose 04.03.16

marcelo-drumond-02Da Série INVIDENTE 2000, Marcelo Drummond. Fita Corretiva sobre papel impresso [jornal], 42 x 60 cm [cada] Intervenção gráfica sobre obra impressa do artista Hans-Peter Feldmann.

 .

Desencadeamento na adolescência

            Lúcia Grossi

A mudança corporal está no cerne da puberdade e traz a questão da diferença dos sexos. Miller fala de uma reconfiguração do narcisismo, da exigência de uma nova articulação entre eu ideal e Ideal do eu. Assim a puberdade, exige uma reconfiguração da imagem corporal e a construção de uma identidade sexual. Serge Cottet realça a dimensão de catástrofe da puberdade, lembrando a “estrutura da imaturidade sexual do sujeito falante, sempre tomado de surpresa no seu encontro sexual”. É como se o sujeito nada soubesse da sexualidade que o habita, que já foi vivida na infância e depois apagada. Assim de fato o sujeito está na dimensão do exílio em relação ao Outro, e as fantasias afastam mais ainda da relação sexual do que a tornam possível.

Para Lacadée, a irrupção do gozo no corpo implica a perda do suporte imaginário. O sujeito encontra o exílio e o corpo “perde a possibilidade de ser lido e se torna indizível”, daí a “atração pelas marcas inscritas sobre o corpo: tatuagens, piercings que representam uma tentativa de inscrever os limites que deixam de receber do Outro.” Assim a adolescência é um momento da vida propenso para a eclosão da loucura, pois há ruptura e desorganização na forma do sujeito estar no mundo. O desencadeamento revela uma impossibilidade de um rearranjo sem uma ruptura drástica, que muitas vezes é acompanhada de alucinações.

A liberação sexual não aliviou a angústia dos adolescentes. Ao contrário, a queda dos ideais e o imperativo de gozo da contemporaneidade, desorienta os sujeitos. Uma forma de resposta a este impossível de simbolizar pode vir sob a forma de atos infratores, intoxicação, distúrbios alimentares que testemunham um gozo autoerótico e uma grande solidão.

Referências:

  • Cottet, Serge. Puberdade Catástrofe. Estudos Clínicos. Transcrição 4. Salvador: Publicação da Clínica Freudiana. 1988.p. 101 a 106.
  • Freud, Sigmund. Três ensaios sobre a sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol.7.
  • Lacadée, Philippe. O despertar e o exílio. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2011.
  • Miller, Jacques-Alain. Em Direção à Adolescência. http://minascomlacan.com.br/blog/em-direcao-a-adolescencia/