Núcleo de Investigação e Pesquisa em Psicanálise e Saúde Mental

jardim-das-delc3adcias-bosch1-800x390

O Jardim das Delícias Terrenas (1490-1510). Hieronymus Bosch.

No seminário de Abertura do  Núcleo de Psicanalise e Saúde Mental, ocorrido no último dia 03 de março, Henri Kaufmanner nos trouxe importantes elaborações sobre o tema do qual se ocupará o  VII ENAPOL (“O Império da imagens”), com uma pergunta que nos colocou a trabalho: “Como o Império das imagens afeta o ser falante e participa da formação do sintoma hoje?”

Henri nos lembra que a aliança capitalismo e ciência esvaziou, no mundo contemporâneo, a dimensão da transcendência, desfazendo assim a crença de que o poder emanava dos deuses ou de seus representantes na terra. A idéia de Império, escolhida não por acaso para o nosso ENAPOL, inspirada em Antonio Negri, mostra como o poder na contemporaneidade se impõe no campo universalizado dos “mercados”. Cabe, então, perguntar como nossos sintomas são tocados por esse Império da imagens, e se podemos acreditar que nossos corpos ainda são os mesmos.

Refletindo sobre os efeitos desse contemporâneo, desse Império das imagens sobre os nossos corpos, Henri articula dois momentos do ensino de Lacan, mostrando como o efeito da língua sobre o corpo retira o humano da forma e projeta-o na estrutura: o sonho de injeção de Irma e o caso Schreber. Nestes dois momentos é possível perceber como a função da crença no pai se fazia importante na dissolução do Eu no sonho de Freud, e como a ausência da mesma repercutia de maneira distinta em Schreber, a partir da foraclusão da crença.

No mundo em que o pai não mais surpreende, a relação com a imagens se vê muitas vezes descolada da operação do narcisismo na medida em que este é dependente da crença no Outro. Pudemos constatar deste modo, que hoje em dia, cabe ao Falasser, submetido ao Império das imagens, desamparado do pai, inventar novos laços para o tratamento do despedaçamento real de seu corpo.

Os encontros do Núcleo de Psicanálise e Saúde Mental agora acontecem na própria sede do IPSM-MG e continuamos com a transmissão online para Ipatinga, Montes Claros e Uberlândia. Nos encontraremos novamente no dia 14 de abril para uma conversação clínica!

Adriana Renna de Vitta
Letícia Soares