Biblioteca EBP

A Biblioteca da Seção Minas da EBP é filiada à rede de Bibliotecas do Campo Freudiano. Localizada na sede da EBP-MG, conta com um acervo com mais de 2.660 títulos entre livros, revistas, teses e vídeos. Mantem intercâmbios com as publicações de outras seções e delegações da EBP e com a Rede de Bibliotecas da Associação Mundial de Psicanálise. Disponibiliza cópias xerox de artigos e textos relacionados às atividades da Escola e do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental. A Biblioteca promove, a cada semestre, uma programação diversificada entre seminários de leitura, debates de filmes e lançamentos de livros, além de outras atividades ligadas à psicanálise de orientação lacaniana e suas conexões com as ciências afins e a vida cultural da cidade.

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta – 15h às 21h.
Sextas-feiras – 15h às 18h.

Telefone: (31) 3337-3368

ACESSE A BIBLIOTECA NACIONAL DA EBP 

Atividades 2º semestre de 2017

Diretoria: Sérgio de Castro

AGOSTO . dia 5 . sábado
No final do ano passado foi publicado pela Editora UFMG um livro com ensaios de Ana Clark, professora desta Universidade, sobre a obra de Chico Buarque, que vem sendo objeto de pesquisa desde 2008, acompanhados de uma entrevista inédita com o artista (Chico Buarque: recortes e passagens). Sérgio Laia fez o prefácio. Ainda que de forma “pontual e estruturante”, como ele diz nesse prefácio, a psicanálise de Orientação Lacaniana está presente nesses ensaios, notadamente a noção de “extimidade”.

Ana Clark estará conosco para discutir seu trabalho sobre esse que é, certamente, uma das mais importantes referências artísticas e culturais da atualidade brasileira.

OUTUBRO . dia 21 . sábado
(Local a ser divulgado previamente)
Vamos discutir o declínio do viril no romance O Supermacho de Alfred Jarry, onde ele nos apresenta o homem liberado de sua base natural, como uma máquina de fazer sexo e, portanto, afastado também de sua humanidade”.

Local > Sede da EBP-MG
10H às 12H30