#qqpega 02

Começamos esta 2ª edição do Boletim #qqpega revelando o título da Conferência que Daniel Roy pronunciará na Jornada da EBP-MG, nos dias 2 e 3 de setembro de 2016: “JUVENTUDE É UMA PALAVRA TERNA”. Trata-se de uma citação de Lacan em uma Conferência pronunciada em Milão em 1972. Uma provocação de Lacan, se consideramos que, na divisão freudiana entre a corrente terna e a sensual, costumamos associar a juventude com a presença ou irrupção da corrente sensual. Leia o texto, “Juventude dos adolescentes” curtinho, publicado, recentemente, no Hebdo-Blog da École de la Cause Freudienne (ECF).

Nosso convidado Daniel Roy, AME da ECF, já está a todo vapor nos trabalhos rumo à XX Jornada da EBP-MG: “Jovens.com: Corpos & Linguagens”. Em janeiro, ele concedeu uma entrevista ao Diretor da EBP-MG, Sérgio de Campos, em Paris sobre o tema da juventude que disponibilizamos na íntegra no Blog da Jornada. Deixo aqui um aperitivo de como foi esta conversa. Em suas palavras: A psicanálise pode ajudar os jovens a bascular a ideia do sintoma, contudo, para o psicanalista, o sintoma não é o desregramento do comportamento ou a desregulação da conduta, mesmo dos pensamentos, mas, a maneira pela qual o jovem tricota de um lado os ideais simbólicos, as ideias que advém de sua história e, de outro lado, a renovação narcísica que advêm de seu corpo, que não é mais o corpo da criança. E, por último, acrescido por esse novo regime de satisfação que é a pulsão. Leia a entrevista.

Finalizando este Boletim #qqpega 02, trazemos a resenha do I Seminário Preparatório, que contou com as intervenções de Ludmilla Feres, Elisa Alvarenga e Sérgio de Campos, feita pelas colegas Fernanda Costa e Renata Dinardi. Não deixe de ler!

Desejo a todos uma boa leitura.

Miguel Antunes
Coordenador do Boletim #qqpega