#qqpega 04 – Boletim da XX Jornada da EBP-MG

logo xx jornada
Boletim #qqpega 04 está no ar!!!

Começamos esta edição do Boletim #qqpega fazendo um convite a todos os colegas para o II Seminário Preparatório rumo à XX Jornada. Acontecerá no dia 19 de maio, às 20h30, na sede da EBP-MG e contaremos com as intervenções de Ana Lydia Santiago, que nos falará sobre “O Saber do Jovem”, e Sérgio de Mattos,que trabalhará a temática do “O Corpo Jovem”. A coordenação da mesa ficará a cargo de Elisa Alvarenga.

Aproveitando a atividade preparatória da XX Jornada, lembro-lhes que já poderão se inscrever na XX Jornada. As inscrições poderão ser feitas presencialmente na secretaria da seção Minas da EBP ou por depósito bancário. Para saber mais informações sobre as inscrições, acesse nosso Blog.

Por ocasião do X Congresso da AMP, Maria José Gontijo Salum lançou duas perguntas à colega Tânia Abreu, da EBP-Bahia, sobre o tema da Juventude. A ideia da entrevista partiu da apresentação de Tânia na Jornada Clínica. A conversa rendeu tanto que continua por aqui… Leia a entrevista

Dando continuidade ao tema dos jovens, suas parcerias e invenções, Maria Rita Guimarães envia sua contribuição ao Boletim #qqpega. Uma linda homenagem ao jovem Freud que no dia 06 de maio completaria 160 anos. Trata-se de uma troca de cartas entre Freud e Eduard Silbertein sobre os impasses da juventude e o encontro com o sexual. O texto está logo abaixo do editorial. Não deixe de ler!

Finalizando o Boletim #qqpega 04, Henri Kaufmanner nos envia a excelente resenha, a partir de sua leitura, do texto, imperdível, de Eric Laurent “Das crises identitárias aos triunfos da religiões” publicado na última Revista Curinga, lançada no X Congresso da AMP. Clique aqui para ler a resenha.

Todas as três contribuições tocam, ao seu modo, a temática da juventude. Se Maria Rita Guimarães resgata a juventude de Freud, Tânia Abreu nos traz contribuições muito atuais à clínica com os jovens, seus gadgets, o desbussolamento e a parceria possível com o analista. Já Eric Laurent faz importantes considerações sobre a escolha dos jovens pela via da religião muçulmana.

Desejo a todos uma boa leitura!

Miguel Antunes

Coordenador do Boletim #qqpega

http://jornadaebpmg.blogspot.com.br/2016/05/boletim-qqpega-04.html