Apresentação

A Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais compõe, juntamente com as demais Seções e Delegações brasileiras, a Escola Brasileira de Psicanálise, fundada em 1995, filiada à Associação Mundial de Psicanálise (AMP), fazendo parte da rede da Fundação do Campo Freudiano. A Seção Minas foi considerada de Instituição de Utilidade Pública.

A Escola tem por objetivo manter vivos o ensino e a prática da psicanálise, enfatizando a formação permanente de seus membros. Ela busca favorecer o avanço da psicanálise freudiana segundo a orientação de Jacques Lacan, abrindo-se ao debate científico.

Dentre as atividades abertas ao público estão Seminários temáticos oferecidos por membros da Seção em Belo Horizonte, Arcos e Montes Claros e o Seminário de Orientação Lacaniana que nos conecta ao Curso anual de Jacques-Alain Miller. Temos ainda encontros para a transmissão e discussão do final de análise que foi formalizado por Lacan como “o passe”, ou seja, a passagem de analisante à analista.

A EBP-MG possui Em nossa sede funciona a Biblioteca Aílson Braz Sena, aberta para consulta a todos os interessados. Promovemos, através da Biblioteca, várias atividades que privilegiam a conexão da Psicanálise aos campos da cultura, da ciência e das artes, ocorrendo também em outros espaços da cidade.

Contamos com pequenos grupos de trabalho denominados cartéis. A EBP-MG promove, anualmente, uma Jornada de Cartéis para que o produto do trabalho em cartéis se enriqueça num debate aberto à comunidade e ganhe visibilidade.

Sustentamos a realização de uma Jornada anual, evento que nos insere de maneira mais efetiva na cidade de Belo Horizonte. Nestas Jornadas buscamos tratar de temas que concernem nosso cotidiano profissional, nossa inserção no campo da Saúde Mental, nas escolas, hospitais e universidades.

Além de nossa participação nos Encontros da Escola Brasileira, participamos também dos eventos da FAPOL (Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana) e dos Congressos da Associação Mundial de Psicanálise.

A EBP-MG edita semestralmente a revista Curinga e a Agenda e colabora com as publicações nacionais da EBP: Correio e Opção Lacaniana.

3 Respostas

  1. Angela Martins Campelo
    Angela Martins Campelo / 9-7-2017 / ·

    Estou fazendo um cartel e gostaria de registra-lo, porém não encontrei o local de inscrição via internet..Voces podem me informar?

    Obrigada
    Angela Martins Campelo

  2. Angela Martins Campelo
    Angela Martins Campelo / 9-7-2017 / ·

Responder