Apresentação

Logo Instituto

O Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), filiado ao Institut du Champ freudien e associado à Escola Brasileira de Psicanálise-Seção Minas Gerais (EBP-MG), visa ao estudo, ao ensino, à investigação e à difusão da psicanálise, bem como à discussão sobre suas possíveis conexões.

A estrutura de organização do Instituto é composta por uma Diretoria-Geral e quatro diretorias: Secretaria-tesouraria, Ensino, Seção Clínica, Publicações.

A Diretoria de Secretaria e Tesouraria encarrega-se da organização e do funcionamento do IPSM-MG, realizando os serviços administrativos e de orçamento em parceria com a EBP-MG. A Secretaria centraliza os serviços de expediente e documentos, além de fornecer suporte para o corpo docente e discente, na divulgação e realização das atividades promovidas pelo IPSM-MG.

Atualmente, o IPSM-MG desenvolve as seguintes atividades:

1- Diretoria de Ensino:

Curso de Psicanálise, Lições Introdutórias à Psicanálise.

2- Seção Clínica:

Atualmente o IPSM-MG conta com os seguintes Núcleos em atividade:

A investigação desenvolvida pelos núcleos se dá através de três atividades básicas: Apresentação de pacientes, Discussões de casos clínicos, Seminários teóricos. A Seção Clínica promove ainda, semestralmente, uma Conversação Clínica, com o objetivo de ampliar a discussão de aspectos relevantes suscitados pelas elaborações, apresentações ou casos trabalhados pelos núcleos de pesquisa.

As atividades acontecem na sede do IPSM-MG ou em instituições com as quais o Instituto mantém convênios e parcerias.

3- Diretoria de Publicações

Desenvolve o trabalho de zelar pela divulgação e publicação das atividades realizadas no IPSM-MG, seja de modo impresso, seja de modo virtual, com o objetivo de favorecer um encontro entre o texto, a investigação, o rigor e o amor pela psicanálise de orientação lacaniana presentes nesta instituição.

Atualmente, a Diretoria mantém as publicações:

  • Almanaque on-line
  • Coleção … com Lacan

Publicações anteriores podem ser consultadas aqui.

O IPSM-MG mantém relações com outros Institutos do Campo Freudiano no Brasil, sediados no Rio (ICP), Bahia (IPB) e São Paulo (CLIN-a, CLIPP e IPLA) e participa, também, através dos núcleos de Toxicomanias e alcoolismo e Psicanálise com crianças, das redes internacionais TyA e Nova Rede CEREDA. Acolhe ainda, o CIEN-Minas – Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança e a publicação virtual do CIEN-Brasil, CIEN Digital.

2 Respostas

  1. Juliana Canto
    Juliana Canto / 2-9-2018 / ·

    Olá! Gostaria de saber como faço para participar do Seminário teórico: A queda do falocentrismo e suas consequências para a clínica com crianças, que ocorrerá dia 07 de março. Conheci este site através de uma professora de psicanálise que participa convosco. Portanto, estou muito interessada em participar de estudos na área infantil. Como devo proceder? Aguardo resposta.

    Juliana Canto – Psicóloga, 09.02.18, Sete Lagoas, Minas Gerais.

Responder