Apresentação

Logo Instituto

O Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), filiado ao Institut du Champ freudien e associado à Escola Brasileira de Psicanálise-Seção Minas Gerais (EBP-MG), visa ao estudo, ao ensino, à investigação e à difusão da psicanálise, bem como à discussão sobre suas possíveis conexões.

A estrutura de organização do Instituto é composta por uma Diretoria-Geral e quatro diretorias: Secretaria-tesouraria, Ensino, Seção Clínica, Publicações.

A Diretoria de Secretaria e Tesouraria encarrega-se da organização e do funcionamento do IPSM-MG, realizando os serviços administrativos e de orçamento em parceria com a EBP-MG. A Secretaria centraliza os serviços de expediente e documentos, além de fornecer suporte para o corpo docente e discente, na divulgação e realização das atividades promovidas pelo IPSM-MG.

Atualmente, o IPSM-MG desenvolve as seguintes atividades:

1- Diretoria de Ensino:

Curso de Psicanálise, Lições Introdutórias à Psicanálise.

2- Seção Clínica:

Atualmente o IPSM-MG conta com os seguintes Núcleos em atividade:

A investigação desenvolvida pelos núcleos se dá através de três atividades básicas: Apresentação de pacientes, Discussões de casos clínicos, Seminários teóricos. A Seção Clínica promove ainda, semestralmente, uma Conversação Clínica, com o objetivo de ampliar a discussão de aspectos relevantes suscitados pelas elaborações, apresentações ou casos trabalhados pelos núcleos de pesquisa.

As atividades acontecem na sede do IPSM-MG ou em instituições com as quais o Instituto mantém convênios e parcerias.

3- Diretoria de Publicações

Desenvolve o trabalho de zelar pela divulgação e publicação das atividades realizadas no IPSM-MG, seja de modo impresso, seja de modo virtual, com o objetivo de favorecer um encontro entre o texto, a investigação, o rigor e o amor pela psicanálise de orientação lacaniana presentes nesta instituição.

Atualmente, a Diretoria mantém as publicações:

  • Almanaque on-line
  • Coleção … com Lacan

Publicações anteriores podem ser consultadas aqui.

O IPSM-MG mantém relações com outros Institutos do Campo Freudiano no Brasil, sediados no Rio (ICP), Bahia (IPB) e São Paulo (CLIN-a, CLIPP e IPLA) e participa, também, através dos núcleos de Toxicomanias e alcoolismo e Psicanálise com crianças, das redes internacionais TyA e Nova Rede CEREDA. Acolhe ainda, o CIEN-Minas – Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança e a publicação virtual do CIEN-Brasil, CIEN Digital.

Responder