Ressonâncias - Jornada de Cartéis da EBP-MG 2015

Ressonâncias – Jornada de Cartéis da EBP-MG 2015

Aconteceu nos dias 26 e 27 de Junho de 2015 a Jornada de Cartéis da EBP-MG. Tivemos 30 trabalhos inscritos o que nos obrigou a um tomada de posição de comprimir ao máximo o tempo de escrita e apresentação dos mesmos abrindo um espaço maior para uma conversação em torno do que seria extraído como essência de cada trabalho. Foi uma boa aposta.

Tivemos como convidado Domenico Cosenza, colega milanês, presidente da SLP (Scuola Lacaniana de Psicoanalisis) que comentou todos os trabalhos com grande precisão teórica.

Foi um trabalho em 4 tempos, 4 mesas e um ponto de amarração.

As mesas: 4 Mais-Um mais Um; Fantasia , Pulsão, Foraclusão, Sinthoma; Mãe, Feminilidade, Laços Intoxicados e Psicanálise, Política, Ação Lacaniana e Instituições.

O ponto de amarração: as provocações de Domenico e a conversação. Assim, a proximidade da lógica de um trabalho de cartel se fez presente ao longo de toda a Jornada.

Surpreendeu-nos a riqueza do relato de experiências dos Mais-Um na primeira mesa. Lázaro Rosa produz elaborações sobre a ideia de um discurso apropriado ao cartel, a partir de uma proposição de Miller que faz uma “mexida” no discurso histérico, produzindo uma estrutura híbrida colocando o a no lugar de agente, esvaziando o lugar da verdade, mudando a função do a de objeto mais-de-gozar para causa de desejo.

Sérgio de Campos demonstrou com propriedade as vicissitudes da trajetória de um cartel: “cartel que se dissolveu antes de acabar; de cartel que acabou antes de se dissolver; de cartel que morreu antes de se constituir; de cartel que funcionou e que concluiu o seu trabalho, mas que não foi inscrito na Escola; de cartel que a função de mais-um se deslocava do mais-um instituído para se alojar num outro cartelizante; de cartel que operou e se desfez como grupo; de cartel que funcionou como seminário; etc.

Marisa de Vitta se propôs “investigar a função do Mais-Um e seus efeitos de transmissão da psicanálise. Não sem relação à estrutura de linguagem que nos aponta a dimensão do impossível da relação sexual e da compreensão do sentido.”
Janaína Dornas relata o efeito de surpresa ao ser convidada para Mais-Um de um cartel por pessoas as quais supunha nelas mais saber por terem sido suas professoras. Ela nos mostra como esta contingência não foi sem consequências para ela na sua operadora da função de Mais-Um.
Das muitas intervenções de Domenico nesta mesa, ficou uma interessante provocação, de pensar a clínica da crise como fazendo parte da estrutura de funcionamento do Cartel.
As outras 3 mesas se organizaram a partir de trabalhos que reuniram temas diversos em torno de proposições teóricas como o tempo na melancolia, a presença maciça das imagens no contemporâneo, a anorexia como uma forma de anodamento do RSI, a fantasia como modo paradoxal da satisfação do obsessivo, ou casos clínicos demonstrando laços marcados pela devastação tendo como eixo das discussões elaborações sobre a mãe e o feminino. Além disto, uma entusiasmada conversação as relações da psicanálise e da política, e a política da psicanálise nas instituições marcando a delicada presença do analista em instituições de Saúde Mental, de ensino e empresas, em que uma escuta cuidadosa pode subverter o discurso normativo do mestre abrindo espaço para o surgimento de sujeitos inéditos perturbando a defesa das ordens rígidas.

Enfim, com muita delicadeza e precisão os comentários de Domenico surgiam tão esclarecedores como provocadores e estimulantes de um trabalho que não se encerraria ali.

Agradecemos a todos os que puderam participar desta empreitada.
Equipe de Cartéis e Intercâmbios da EBP MG.

Os interessados em formar cartel poderão se inscrever na lista do procura-se cartéis online, no site da EBP: www.ebp.org.br e clicar em Cartel, em seguida em Procura-se Cartel. Nesse site, encontra-se uma lista nacional da Escola Brasileira de Psicanálise.

Os interessados em obter maiores informações sobre o funcionamento do cartel devem procurar a diretoria de carteis MG. Contatos pelo e-mail: ebpmgcarteis@gmail.com