Terceiro encontro TyA Brasil

Terceiro encontro TyA Brasil

Terceiro Encontro da Rede de Toxicomania e Alcoolismo – TyA Brasil

Uso de drogas na atualidade: o que a psicanálise tem a dizer.

O terceiro Encontro da Rede TyA Brasil privilegiará a conversação em torno de 3 casos clínicos com o objetivo de avançar a teoria em torno dos seguintes eixos de trabalho:

A iteração do Um sozinho: Quando tratamos do encontro da linguagem com o corpo, nos deparamos com um gozo sempre dissonante que desencadeia a necessidade de que cada um invente seu modo de fazer laço social. Há porém, um gozo auto erótico, presente nas toxicomanias e também cada vez mais presente no mundo contemporâneo, em que observamos o sujeito não se referir ao Outro. Nos interessa esta investigação, da repetição do Um, fora da articulação significante, que não reenvia a um outro, produzindo um efeito de gozo.

 

O objeto a: Trabalharemos o entendimento das toxicomanias a partir da vertente do objeto. Estamos privilegiando, por primeiro, o entendimento da droga a partir do que ela é. Antes de tudo a droga é um potente objeto de mais-de-gozar. Afinal por que não somos todos toxicômanos? O que faz alguém eleger todos os impasses do amor e não uma droga?

 

Desenganches saudáveis: Este eixo de investigação parte de questões que comportam um paradoxo: Em que medida um desenganche pode ser saudável? Se a droga pode ser um tratamento, o que ela trata? Quando a droga poderia funcionar como ummake – believe, grampeando algo? É na perspectiva de uma clínica continuísta, flexível e tomando a função das drogas no caso a caso, que indagamos se o uso de substâncias permite afastar o pior…