XXI Jornada da EBP-MG "O Inconsciente e a Diferença Sexual"

XXI Jornada da EBP-MG “O Inconsciente e a Diferença Sexual”

 

Nos dias 27 e 28 de outubro deste ano, a Seção-Minas da EBP realizará sua XXI Jornada. Nesta ocasião, conversaremos sobre “O inconsciente e a diferença sexual. O que há de novo?” – tema instigante cuja atualidade nos coloca a trabalho. Contaremos, durante a nossa Jornada, com a viva participação e leitura precisa do colega psicanalista Pierre Naveau (AME/ECF/AMP).

Hoje, estamos lançando o primeiro número do Boletim da XXI Jornada: L’Incs. Afinal, quais conexões e disjunções podemos suspeitar entre o inconsciente e a diferença sexual atualmente?

Desde Lacan, estamos esclarecidos sobre o que em nossa clínica se confirma: “o ser sexuado só se autoriza de si mesmo”. Tal autorização não se encontra na natureza ou na cultura, mas advém das relações entre desejo e gozo. A forma insensata com a qual o real do gozo se resolve é única para cada um. Nomear-se como homem, mulher, trans, bi, assexuado etc. é uma resposta não toda suficiente, pois um resto sempre sobra fora de lugar, cuja desproporção é o índice do que agita a relação que não existe!

Não por acaso, “falar sobre coisas que não existem faz parte da condição singular do ser falante”. Quem o afirma é Ludmilla Feres de Faria, coordenadora da XXI Jornada, em texto que inaugura o primeiro número deste Boletim. Seu artigo ensina que “a diversidade dos desejos e das pulsões, cujas finalidades vão além dos problemas da sobrevivência e das normas”, implica uma “sexualidade desnaturalizada”.

“Masculino e feminino são, portanto, mascaradas no nível do que se apreende no intervalo como sendo o real da sexualidade, ou seja, a operação das pulsões parciais”, ensina Jésus Santiago, diretor de orientação da XXI Jornada, quando nos apresenta a ideia lacaniana de que “a realidade do inconsciente é sexual”.

Interessa-nos aí, conforme sublinha Ludmilla, debulhar a ideia de que “a plasticidade” joga sua partida nas categorias homem e mulher, dentre outras. A plasticidade do gozo parece ser o destino. Jésus acrescenta ser “relevante notar a importância que a função fálica assume na elaboração das tábuas da sexuação, pois o semblante fálico se faz presente no inconsciente em detrimento da diferença sexual que não se escreve”.

Por que essa conversa nos interessa hoje? Respondemos com Ludmilla, citando Miller em Comandatuba: “A psicanálise joga sua partida na dimensão de um real que fracassa, de tal modo que a relação dos dois sexos entre eles vai tornar-se cada vez mais impossível, que o Um só será o standard do pós-humano”.

O que não se escreve, o que mexe e bole nas fraturas do encontro impossível, poderá ser lido neste boletim L’incs. Isso já se vê brotar e fazer-se escapar na arte do cartaz, como nos transmite o texto de Sérgio de Mattos, coordenador da comissão de transmissão das nossas Jornadas e editor deste boletim.

Também podemos recolher como isso aparece nas conexões entre o cinema e a Psicanálise, em recente parceria realizada entre a Seção Minas e a Fundação Clóvis Salgado.

As investigações e discussões que tiveram lugar na noite da nossa primeira reunião preparatória para a XXI Jornada imprimem uma direção para nosso trabalho. Marque na sua agenda o dia 4 de maio, quando daremos continuidade a essa conversa com Elisa Alvarenga e Maria José Gontijo, dialogando sobre a frase de Lacan – “constata-se que o gozo sexual não pode ser escrito e é disso que resulta a multiplicidade estrutural” -, com a moderação do debate por conta de Helenice de Castro. Imperdível!

As inscrições estão abertas!

Se você deseja estar entre os muitos que farão parte da nossa Jornada, inscreva-se já. Temos razões borbulhantes para suspeitar que as vagas irão se esgotar.

Boa leitura!
Fernanda Otoni-Brisset
Diretora Geral da EBP-MG

Programa completo da XXI Jornada da EBP-MG 
Programa da Jornada Clínica

Acesse o L’incs #1 – Boletim da XXI Jornada da EBP-MG
Acesse o L’Incs #2 – Boletim da XXI Jornada da EBP-MG
Acesse o L’Incs #3 – Boletim da XXI Jornada da EBP-MG
Acesse o L’Incs #4 – Boletim da XXI Jornada da EBP-MG  
Acesse o L’Incs Extraordinário da XXI Jornada da EBP-MG
Acesse o L’Incs #5 – Boletim da XXI Jornada da EBP-MG
Acesse o L’Incs #6 – Boletim da XXI Jornada da EBP-MG

Mais informações no Blog, Facebook, Twitter e Instagram